1.Qual a diferença entre poço artesiano e poço semi-artesiano? O que é um poço tubular profundo?

Poço artesiano é aquele que jorra água, mesmo sem bomba. Poço semi-artesiano é um poço mais raso, normalmente com até 40 metros e precisa de bomba. Há um poço profundo, como o poço artesiano, e que usa bomba submersa, chamado de poço tubular profundo.

2.O que são poços freáticos? O que é um poço cacimba? O que é um poço caipira?

São poços rasos, feitos manualmente, com diâmetro grande. São chamados de poço caipira ou poço amazonas. Ele capta a água superficial, por isso tem grande risco de apresentar água com contaminação, não sendo recomendado seu consumo.

3.Quais tipos de máquinas perfuram poços artesianos?

Em terrenos sedimentares se utiliza uma sonda rotativa, usando lama como fluido de perfuração. Em terrenos rochosos, utiliza-se sondas rotopneumáticas, utilizando ar comprimido para romper a rocha.

4.Qual o primeiro passo para iniciar a perfuração de um poço? É preciso de alguma autorização do governo para construir um poço artesiano?

Sim. É preciso obter a licença de perfuração do poço no órgão gestor de recurso hídrico. No caso de São Paulo é o DAEE.

5.Como eu legalizo um poço artesiano? É preciso alguma autorização para utilizar a água do poço artesiano?

Sim. Para utilizar a água do poço é preciso obter a outorga de direito de uso. É um documento emitido pelo órgão estadual gestor de recurso hídrico, e vale por um determinado tempo, sendo necessário uma renovação de outorga para continuar utilizando a água.

6.Posso ter um poço artesiano em minha casa? Posso fazer um poço em qualquer tipo de local ou terreno?

Sim. É preciso avaliar o espaço disponível para ser feito o poço artesiano. Para poços mais profundos (maiores que 100 metros), é adequado um espaço livre e plano de pelo menos 12 metros de comprimento por 04 metros de largura. Para poços com até 100 metros de profundidade, um espaço de 2 metros de comprimento por 3 metros de largura é suficiente, sendo necessário um pé direito de pelo menos 3,5 metros. Em espaços muito grandes (maiores que 1000 metros de comprimento) é possível se fazer estudos para localizar as fraturas aonde se encontra água subterrânea, por geofísica.

7.A água de poço artesiano pode ser consumida?

Sim. Deve ser feita análise da água periodicamente e também a desinfecção do poço com hipoclorito. A água deve atender os padrões de potabilidade dos órgãos responsáveis. Pode ser feita uma pequena estação de tratamento de água junto ao poço artesiano, gerando segurança da qualidade da água.

8.Como eu retiro a água do poço artesiano? Qual a bomba que devo usar em um poço artesiano?

Vamos chamar um poço tubular profundo de poço artesiano. Assim, a bomba que deve-se usar deve considerar a vazão que o poço produz, a necessidade de vazão do cliente e também a profundidade da bomba dentro do poço. Quanto mais profunda a bomba dentro do poço, e maior a necessidade de água, mais potente precisa ser a bomba, aumentando o preço, o diâmetro dos cabos elétricos e também da capacidade do painel elétrico.

9.Quanto custa construir um poço artesiano?

O preço varia em função da geologia do local. Em poços feitos totalmente em rocha, o preço custa muito menos que o poço em terreno sedimentar. Por sua vez, poços em terreno sedimentar geralmente produzem muito mais água que poços feitos em rocha.

10.A perfuração de um poço abala a estrutura da casa, prédio ou condomínio?

Não. Quando um poço é bem projetado e bem construído, em geral por um geólogo certificado pelo CREA, não há risco de abalo das estruturas ou da fundação, pois o poço é feito em um local seguro e sem impacto direto na fundação.

11.A perfuração do poço pode gerar algum risco ambiental?

Se for feito um projeto correto, e execução correta, com o acompanhamento de um geólogo experiente, não há riscos ambientais. Métodos incorretos de perfuração, com produtos ruins ou mal manejados podem gerar contaminação. Por isso contrate sempre uma empresa cadastrada pelo CREA, ABAS e com geólogos experientes.

12.Quanto tempo demora para perfurar um poço artesiano?

Um poço em terreno sedimentar demora entre 7 a 30 dias. Um poço em rocha demora de 2 a 10 dias.

13.Quero perfurar um poço artesiano? Por onde eu devo começar?

Pela contratação de uma empresa com capacidade técnica para atender sua necessidade em todos os aspectos, desde entender a realidade comercial do empreendimento até definir o melhor projeto e execução da perfuração, e que tenha um ótimo atendimento de pós vendas.

14.Meu poço não deu água. Qual o procedimento? O que eu faço?

Esse é um risco constante na hora de se perfurar um poço. Aproximadamente 10% dos poços perfurados na Região Metropolitana de São Paulo não produzem água. O custo para empresa perfuradora é o mesmo se o poço produz água ou não, por isso a perfuração é cobrada independente da vazão do poço.

15.Como se cobra a perfuração de um poço?

A empresa contratada apresenta uma planilha de preços de cada item e serviço utilizado na perfuração. O preço final é a soma de todos os itens utilizados, podendo variar em função das condições geológicas do local da perfuração. Esse método é seguro para garantir que o cliente vai pagar exatamente pelo que foi executado.

16.Depois de perfurado o poço, como funciona a manutenção do poço artesiano?

Se o poço foi construído, é necessário somente manutenções preventivas a cada ano para verificar bomba, cabos, quadro elétrico, e também fazer a higienização com hipoclorito de sódio.